Acadêmicos realizam I Feira de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Com a finalidade de envolver os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos do ensino fundamental, foi realizada no dia 5 de setembro, a I Feira de Ciências do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Araguatins, na Escola Municipal Profº Edgard Tolentino, localizada no Povoado Transaraguaia.

• Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 16h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 16h00

Durante a feira, um público, de aproximadamente 65 alunos do 6º (sexto) ao 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, teve a oportunidade de assistir as apresentações realizadas por um total de 36 acadêmicos do Período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que realizam a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências.

Os acadêmicos apresentaram experimentos que visavam demonstrar reações físicas, químicas e biológicas para explicar os fenômenos naturais da vida e também atividades de sustentabilidade, que comprovam como podemos viver em um meio realizando atividades sem degradar o meio ambiente.

20170905 092940

A ideia surgiu a partir da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências ministrada pela professora do Campus Araguatins, Janaina Costa. A proposta foi organizar e sistematizar a I Feira de Ciências do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

O objetivo do projeto foi o de preparar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no que tange às atividades práticas e alternativas para o ensino de ciências, assim como despertar nos alunos do ensino fundamental o interesse pela investigação científica.

“A melhor forma de se aprender alguma coisa é praticar, ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas com atenção, participar de eventos na própria escola ou outras instituições que nos fornecem um vasto conhecimento. A feira é uma maneira de demonstrar reações, dando visibilidade aos experimentos, bem como contribuir com a difusão do conhecimento entre a comunidade escolar” destacou a professora Janaina.

A diretora da Escola Municipal, Lucília Ribeiro Pinheiro, declarou sente-se honrada em receber a proposta da atividade. Para ela, a feira é importante no que se refere ao enriquecimento de conteúdos relacionados às ciências. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a direção do Campus Araguatins e aos acadêmicos do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelas apresentações durante a I Feira de Ciências.

20170905 102403