Você está aqui: Home O que é o Pronatec?

.

PRONATEC PDF Imprimir E-mail

O que é o PRONATEC ?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Objetivos e Iniciativas

Objetivos:

• expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educa√ß√£o profissional t√©cnica de n√≠vel m√©dio e de cursos de forma√ß√£o inicial e continuada ou qualifica√ß√£o profissional presencial e a dist√Ęncia;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educa√ß√£o profissional e tecnol√≥gica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de forma√ß√£o inicial e continuada ou qualifica√ß√£o profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedag√≥gicos para apoiar a oferta de educa√ß√£o profissional e tecnol√≥gica;
  • melhorar a qualidade do ensino m√©dio.

O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:

• Expans√£o da Rede Federal
    A Rede Federal de Educa√ß√£o Profissional, Cient√≠fica e Tecnol√≥gica est√° presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de forma√ß√£o inicial e continuada,  t√©cnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de p√≥s-gradua√ß√£o.
  • Programa Brasil Profissionalizado
    O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.
  • Rede e-TecBrasil
    Na Rede e-Tec Brasil s√£o oferecidos gratuitamente cursos t√©cnicos e de forma√ß√£o inicial e continuada ou de qualifica√ß√£o profissional, na modalidade a dist√Ęncia. Poder√£o oferecer cursos a dist√Ęncia as institui√ß√Ķes da Rede Federal de Educa√ß√£o Profissional, Cient√≠fica e Tecnol√≥gica; as unidades de ensino dos servi√ßos nacionais de aprendizagem (SENAI,SENACSENARSENAT); e institui√ß√Ķes de educa√ß√£o profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.
  • Acordo de Gratuidade com os Servi√ßos Nacionais de Aprendizagem
    O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplica√ß√£o dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribui√ß√£o compuls√≥ria, em cursos t√©cnicos e de forma√ß√£o inicial e continuada ou de qualifica√ß√£o profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.
  • FIES T√©cnico e Empresa
    O FIES T√©cnico tem como objetivo financiar cursos t√©cnicos e cursos de forma√ß√£o inicial e continuada ou de qualifica√ß√£o profissional para estudantes e trabalhadores em escolas t√©cnicas privadas e nos servi√ßos nacionais de aprendizagem ‚Äď SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa ser√£o financiados cursos de forma√ß√£o inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.
  • Bolsa-Forma√ß√£o
    Al√©m das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educa√ß√£o profissional e tecnol√≥gica existentes no pa√≠s, o Pronatec criou a Bolsa-Forma√ß√£o, por meio da qual ser√£o oferecidos, gratuitamente, cursos t√©cnicos para estudantes matriculados no Ensino M√©dio e cursos de forma√ß√£o inicial e continuada ou qualifica√ß√£o profissional para grupos sociais de diferentes perfis.  ("grupos sociais" √© um link que remete √† aba "A quem se destina?)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
- Campus Araguatins
Povoado Santa Teresa - KM 05 - Zona Rural - CEP 77950-000 - Araguatins-TO
Copyright (c) 2013. IFTO - Campus Araguatins.